Prémios Morningstar 2021 - Os Melhores Fundos

Descubra quais foram os fundos premiados pela Morningstar em 2021

Fernando Luque 24/03/2021 10:52:00
Facebook Twitter LinkedIn

Este ano, devido à crise do coronavirus, não nos foi possível proceder à entrega física dos prémios Morningstar tal como teríamos gostado de o fazer. Temos que anunciar os vencedores através da nossa página da Internet.

O objetivo dos Prémios Morningstar é escolher os fundos e entidades gestoras que mais valor proporcionaram aos participantes não só durante 2019, mas também durante os últimos cinco anos.

Os Prémios Morningstar são prémios anuais, mas não se baseiam exclusivamente na rentabilidade obtida em 2020. A metodologia sobre a qual se fundamentam os Prémios Morningstar tem uma vertente dupla.

Em primeiro lugar, os fundos premiados devem apresentar rentabilidades sólidas ajustadas ao risco tanto em 2020 como durante os últimos três e cinco anos. Adicionalmente, de modo a evitar que a rentabilidade obtida num período específico afete excessivamente o resultado global, a Morningstar também exige que o referido fundo tenha obtido um resultado superior ao dos seus concorrentes em, pelo menos, três dos últimos cinco anos. Consideramos que com esta combinação, os prémios recompensam os fundos que obtiveram bons resultados no último ano e que, ao mesmo tempo, demonstraram consistência a longo prazo, em função do risco assumido.

Em segundo lugar, a Morningstar aplicou um filtro qualitativo para selecionar os vencedores, baseando-se no trabalho da equipa de analistas de Fundos de Investimento que a Morningstar tem distribuída por toda a Europa. A analise qualitativa dos fundos tem sido o pilar principal da Morningstar desde há quase 30 anos e tem como único objetivo ajudar os investidores e assessores financeiros a tomar melhores decisões de investimento.

 

VENCEDORES

A Morningstar atribuiu dois tipos de prémios: prémios para os melhores fundos de investimento e prémios para as melhores gestoras de fundos, separando os fundos e gestoras nacionais dos estrangeiros.

 

PRÉMIOS MORNINGSTAR PARA OS MELHORES FUNDOS DE INVESTIMENTO

Estes Prémios são atribuídos aos fundos com a melhor rentabilidade ajustada ao risco dentro das suas respetivas Categorias Morningstar ou de um conjunto de Categorias Morningstar.

 

Critérios para participar nos Prémios para os Melhores Fundos

  • Os Prémios Morningstar atribuídos em Espanha devem cumprir o requisito de estar disponíveis para comercialização em Portugal.
  • Serão eliminadas todas as classes institucionais.
  • A Morningstar reserva-se o direito de excluir do cálculo todos os fundos que não tenham mantido, durante os últimos cinco anos, uma política de investimento consistente com a sua pertença à categoria Morningstar.
  • De igual modo, se um analista Morningstar considerar que um fundo não conseguirá manter a sua boa rentabilidade no futuro, transmitirá as suas preocupações ao Diretor de Análise Europeu da Morningstar e a sua potencial exclusão será analisada.

 

Cálculo do scoring

Os Prémios Morningstar para os Melhores Fundos foram atribuídos em função de um scoring calculado da seguinte forma.

O Scoring Global é constituído por um Scoring da Rentabilidade e um Scoring do Risco.

 

Scoring da Rentabilidade:

  • O Scoring da Rentabilidade representará 80% do Scoring Global.
  • O Scoring da Rentabilidade é subdividido em: Scoring da Rentabilidade a 1 ano e Scoring da Rentabilidade a 3 e 5 anos.
  • O Scoring a 1 ano representará 30% do Scoring Global. Será constituído em 100% pelo Percentil da Rentabilidade do fundo a 1 ano na sua Categoría Morningstar.
  • O Scoring a 3 e 5 anos representará 50% do Scoring Global. Será constituído em 40% pelo Percentil da Rentabilidade do fundo a 3 anos na sua Categoría Morningstar e em 60% pelo Percentil da Rentabilidade a 5 anos.

 

Scoring do Risco:

O Scoring do Risco representará 20% do Scoring Global. 

Será constituído em 40% pelo Percentil do Risco Morningstar do fundo a 3 anos na sua Categoría Morningstar.

O Scoring do Risco será constituído em 60% pelo Percentil do Risco Morningstar do fundo a 5 anos na sua Categoría Morningstar.

 

Metodologia Premios Morningstar 2019 

 

Como se pode ver, os pesos utilizados na fórmula do Scoring Global têm como objetivo dar uma especial importância aos resultados obtidos durante o último ano, mas também pretendem identificar os fundos que ofereceram uma excelente rentabilidade ajustada ao risco de forma sustentada a longo prazo.

De modo a evitar que o Scoring seja influenciado por um resultado extraordinário obtido durante um ano civil, a rentabilidade dos fundos candidatos aos Prémios Morningstar para os Melhores Fundos do ano deverão ter excedido a rentabilidade mediana da sua categoria em, pelo menos, 3 dos últimos 5 anos civis.

 

Fundos premiados

Este ano iremos atribuir um total de 7 prémios a fundos. Deste modo, consideramos que se conseguirá distinguir melhor os fundos que demonstraram a maior excelência no contexto dos critérios dos prémios e, em última instância, deverá ajudar a melhorar a experiência de investimento dos participantes.

 

A Morningstar premiou os fundos de investimento nas seguintes categorias:

 

Melhor Fundo Nacional Misto Euro: Optimize Investimento Activo

Melhor Fundo Nacional Obrigações Euro: NB Obrigações Europa

Melhor Fundo Nacional Acções Portugal: Santander Acções Portugal

Melhor Fundo Estrangeiro Misto: Euro MFS Meridian Prudent Wealth AH1 EUR

Melhor Fundo Estrangeiro Obrigações Euro: NB Euro Bond

Melhor Fundo Estrangeiro de Ações da Europa: Candriam Equities L Europe Innovation C

Melhor Fundo Estrangeiro de Ações Globais: Fidelity Global Focus Fund A-DIST-USD

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Twitter LinkedIn

About Author

Fernando Luque

Fernando Luque  es el Senior Financial Editor de www.morningstar.es

© Copyright 2024 Morningstar, Inc. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso        Política Privacidade        Cookie Settings        Divulgações